Conheça as novas tendências de Cirurgia Plástica para 2017
25 de abril de 2017

8 dicas essenciais que ajudam na recuperação após Cirurgia Plástica!

O sucesso de uma cirurgia plástica depende de uma série de fatores que vão desde a experiência do médico, ambiente cirúrgico adequado e qualidade da técnica e material empregados no procedimento; até fatores que não envolvem o especialista, e sim dependem exclusivamente do paciente, como a preparação para a cirurgia (exames realizados em locais adequados, medicações a serem usadas no pós-operatório, sutiãs e cintas, cuidadores para auxiliar na higiene e nas tarefas do dia-a-dia) e, principalmente, seguir os cuidados pós-cirúrgicos.

Para garantir a eficácia e aumentar as chances de satisfação, é imprescindível que a recuperação seja cercada de cuidados.

Por isso, hoje vou passar algumas dicas para se ter um pós-operatório com menor risco de intercorrências.

1. O pós-operatório se inicia quando o paciente recebe alta e pode se prolongar por cerca de seis meses até o resultado definitivo. A exposição solar da área operada que está com hematomas e edemas, pode causar manchas ou escurecimento das cicatrizes mesmo utilizando regularmente protetor solar. Por isso, durante este período, fique longe do sol.

2. Alguns alimentos têm função cicatrizante e ajudam a combater o inchaço. Foque em uma alimentação rica em proteínas e reduza os industrializados que oferecem baixa absorção de nutrientes, prejudicando o metabolismo. Os períodos em repouso podem deixar o intestino preguiçoso, por isso, consuma alimentos que contêm alto teor de fibras. Sucos de frutas naturais são excelentes, pois ajudam a hidratar o organismo e compensar a perda de líquidos.

3. As cicatrizes precisam de atenção especial durante a higienização para reduzir o risco de infecção e para que o processo de cicatrização não fique comprometido. Quem for ajudar com a higiene deve sempre lavar as mãos ou utilizar álcool 70% antes de manusear a região.

4. A ingestão de bebidas alcoólicas e o cigarro devem ser evitados antes de realizar a cirurgia, e claro, após o procedimento.

5. Evite fazer maiores esforços físicos pelos menos até o decimo dia após a cirurgia. Alguns procedimentos requerem um período de repouso maior do que outros.

6. As cintas e os sutiãs cirúrgicos são importantes para garantir a recuperação adequada, e devem ser usados de seis a oito semanas após o procedimento.

7. Pode ser necessária a realização de sessões de drenagem linfática para ajudar o organismo a ser recuperar mais rápido.

8. Mantenha o cirurgião ciente a respeito de qualquer sintoma que possa te parecer estranho.

Dependendo do organismo do paciente e da cirurgia realizada, a evolução do pós-operatório ocorre de maneira distinta. Por isso, siga apenas as orientações do seu médico, opiniões de não-especialistas que já passaram por uma cirurgia plástica (sejam familiares ou amigos) mesmo com a intenção de ajudar, muitas vezes levam a estresse e ansiedade desnecessários.

Os primeiros dias após a cirurgia são aqueles em que você precisará mais do suporte do seu Cirurgião Plástico (e sua equipe), logo é natural acompanhar você mais de perto nesse período. Compareça regularmente às suas revisões conforme agendado e sempre esclareça as suas dúvidas durante seus retornos. Assim, você passará pelos dias mais “incômodos” com o máximo de auxílio, chegando em seguida à fase de “tranquilidade” e manutenção do resultado para o resto da sua vida!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *