Outros
CIRURGIA DA INTIMIDADE
Ninfoplastia

Até há pouco tempo, a cirurgia da intimidade era realizada somente num seleto grupo de artistas, como modelos de lingeries e de biquínis. Graças à maior divulgação nos meios de comunicação (revistas mais sexualmente permissivas, internet, vídeos) e do uso de roupas íntimas mais transparentes, a aparência da genitália feminina ganhou um maior destaque. As mulheres passaram a procurar mais por ajuda médica, o que contribuiu para divulgação da cirurgia da intimidade, tornando-a um procedimento mais aceito socialmente.

A Ninfoplastia ou Labioplastia é comumente indicada para as mulheres que apresentam um crescimento excessivo dos pequenos lábios ou pequenos lábios de tamanhos diferentes. Essas alterações podem estar presentes desde o nascimento, ou se desenvolverem após o parto ou com o avançar da idade.

As queixas das pacientes estão relacionadas aos transtornos físicos e psicológicos provocados por estas condições. Incluem: irritação local constante com o uso de calças apertadas, desconforto ao praticar atividades físicas, constrangimento diante do parceiro e até dor durante a relação sexual.

A melhora funcional e estética alcançada com a cirurgia dos pequenos lábios normalmente provoca também uma melhora da autoestima feminina.

As anestesias mais utilizadas são: local ou peridural.

A cirurgia é realizada em centro cirúrgico e dura em média 1 a 2 horas, podendo a paciente receber alta no mesmo dia.

A dor pós-operatória é geralmente de baixa intensidade, sendo bem controlada com os analgésicos e anti-inflamatórios prescritos. A higienização da área operada deve ser feita diariamente. O edema (inchaço) diminui gradualmente nos primeiros 15 dias. Deve-se evitar realizar atividades físicas vigorosas e relações sexuais por 30 dias. Não há necessidade de retirar pontos, pois os mesmos são absorvíveis.

Perguntas Frequentes

A sensibilidade fica prejudicada após esta cirurgia?

Não. Durante os primeiros dias pode haver diminuição da sensibilidade devido ao inchaço. Esta situação na maioria das vezes já estará resolvida quando você for liberada para voltar a manter relações sexuais. Muitas pacientes até relatam diminuição do desconforto após a retirada do excesso de tecido.

As cicatrizes ficam muito visíveis?

Não. Normalmente, as cicatrizes resultantes ficam bem discretas.

Existe idade mínima para fazer Ninfoplastia?

Na maioria dos casos, espera-se completar os 18 anos de idade. Pacientes mais jovens podem ser operadas a depender da gravidade dos sintomas.

Quais são as complicações passíveis de acontecer nessa cirurgia?

Apesar de raras para este tipo de cirurgia (menos de 1%) podem acontecer: hematoma (acúmulo de sangue), infecção e diminuição da sensibilidade em algumas áreas (temporária na maioria das vezes).

Todos os Procedimentos