Contorno Corporal
PLÁSTICA ABDOMINAL
Abdominoplastia

A abdominoplastia é a cirurgia que deixa o abdome mais plano, através da remoção do excesso de pele e gordura, além de deixar a musculatura abdominal mais firme. É o procedimento mais apropriado para homens e mulheres que apresentam flacidez da pele do abdome associada a músculos abdominais enfraquecidos e afastados, responsáveis pela formação da “barriguinha”desproporcional ao restante do corpo. Está indicada para corrigir essas alterações surgidas com o avançar da idade, após gestações, cirurgias, ou perdas de pesosignificativas.

A maioria das pessoas que desejam realizar uma abdominoplastia é representada por mulheres que já passaram por uma ou maisgestações e evoluíram com flacidez tanto da pele como da musculatura do abdome. Mesmo adquirindo um estilo de vida mais saudável (com dietas e exercícios físicos regulares) após o parto, algumas mulheresnão conseguem ter de volta o contorno abdominal de antes da gravidez, permanecendo insatisfeitas com o seu corpo. Nestes casos, há uma indicação clara para a realização da abdominoplastia.Um benefício adicional é que algumas estrias podem ser eliminadas com a remoção do excesso de pele.

Um equívoco muito comum sobre esse procedimento é considerá-lo um método para a perda de peso. Esse não é o objetivo dessa cirurgia. Por isso, recomendamos sempre a incorporação de hábitos saudáveis à sua rotina antes e depois da abdominoplastia. Dessa forma, será alcançada uma melhor definição da musculatura, maximizando o seu resultando final.

Os exames pré-operatórios incluem: sangue, urina, ultrassonografia abdominal, eletrocardiograma.

As anestesias mais frequentemente utilizadas são: peridural ou geral.

A duração média da cirurgia é de 2 a 4 horas, com internação por 24 ou 48 horas a depender de cada caso. Ao final da cirurgia, haverá drenos (temporários) e curativo compressivo. A paciente terá alta usando cinta modeladora, e manterá o uso da mesma por 60 dias.

Geralmente, o pós-operatório não é doloroso. Algumas pacientes podem se queixar de desconforto, pelo fato de estarem com o abdome “mais apertado”. Requer um repouso de 15 a 20 dias, podendo após esse período caminhar com maior desenvoltura, e realizar as atividades diárias que exijam esforço físico. Os pontos são retirados de 15 a 20 dias.

Perguntas Frequentes

Como é realizada a Abdominoplastia?

O excesso de pele abaixo do umbigo é removido, e a pele acima dele é tracionada suavemente para baixo. Os músculos retos abdominais são reaproximados. O umbigo é fixado na pele em sua nova posição. Através dessas manobras, o abdome fica mais plano, com a pele esticada e musculatura mais tensa, acentuando a cintura. Com a finalidade de se acentuar mais ainda as curvas abdominais, podemos associar esta cirurgia à Lipoaspiração (chamada de Lipoabdominoplastia).

Onde se localizam as cicatrizes após a Abdominoplastia?

Uma delas circunda o umbigo. A outra é horizontal, logo acima dos pelos pubianos (abaixo ou na altura da cesariana), direcionando-se para ambas as laterais. É posicionada para ficar disfarçada abaixo das roupas íntimas ou trajes de banho.

O que é a Miniabdominoplastia?

É o procedimento indicado para algumas pacientes que possuem mais flacidez da musculatura do que excesso de pele e gordura abdominais. Os músculos são reaproximados e uma faixa de pele menor é removida, resultando numa cicatriz menor logo acima dos pelos pubianos. Pode haver ou não cicatriz no umbigo. A lipoaspiração também pode ser associada.

Abdominoplastia remove as estrias?

Sim. Remove aquelas localizadas abaixo do umbigo. Estrias localizadas acima do umbigo passam a se localizar abaixo dele próximas à cicatriz horizontal após a cirurgia. As estrias do dorso ou nas laterais podem não mudar de posição.

Quais complicações podem acontecer?

Embora muito raras neste procedimento, algumas intercorrências são passíveis de ocorrer, entre elas estão: deiscências de sutura (abertura precoce dos pontos), seroma (acúmulo de fluido claro), hematoma (acúmulo de sangue), infecção, diminuição da sensibilidade (temporária na maioria das vezes), necrose do umbigo, cicatrizes hipertróficas/queloides.

A Abdominoplastia pode ser considerada como método de emagrecimento?
Não. Este não é o objetivo desta cirurgia. Além disso, ela não é indicada para quem está muito acima do peso, pois o risco cirúrgico aumenta e o resultado fica muito distante do ideal, não justificando a realização do procedimento. O paciente deve ser no máximo portador de sobrepeso leve caso deseje melhorar o contorno abdominal.
O meu abdome pode voltar ao que era antes da Abdominoplastia?

Sim. Cuidado! Controle o seu peso após a cirurgia, pois o resultado pode ser perdido caso o aumento dele seja suficiente para alterar a forma do abdome. O emagrecimento excessivo também pode causar mais flacidez de pele e perda do resultado.

Posso engravidar após a Abdominoplastia?

A cirurgia não influencia diretamente sobre o desenvolvimento do bebê. A minha recomendação pessoal é para que você tenha todos os filhos que desejar antes de se submeter ao procedimento. Porque alguns benefícios trazidos (como abdome plano, a cintura mais acentuada) podem se tornar menos evidentes com uma possível gravidez após a cirurgia. A manutenção do resultado é dependente do ganho de peso durante a gestação. Discuta o caso com o seu Ginecologista e programe-se.

Todos os Procedimentos