Face
PREENCHIMENTOS

O ácido hialurónico é um dos principais componentes da nossa matriz extracelular (“espaço” natural entre as células). Pode ser encontrado nos tecidos de quase todos os organismos vivos. Na nossa pele, combinado com as moléculas de água, cria o volume que confere a aparência saudável e hidratada tão característica da pele jovem.

À medida que envelhecemos, a pele perde gradualmente a capacidade de renovação dos componentes da sua matriz, entre eles o ácido hialurônico e o colágeno. Isso resulta no aparecimento dos sinais de envelhecimento como as linhas de expressão e rugas.

As rugas mais adequadas para tratar com preenchimentos são aquelas chamadas de estáticas, as que você pode ver nas mãos ou no rosto quando os músculos estão em repouso.

Os preenchimentos dérmicos com gel de ácido hialurônico são mais utilizados quando o volume requerido para amenizar as rugas for menor. É uma substância que faz parte da composição natural da pele, não havendo risco de rejeição. Portanto, são os mais seguros atualmente.

Os preenchedores dérmicos podem:

  • Aumentar lábios encolhidos;
  • Suavizar linhas dos lábios;
  • Suavizar as dobras presentes entre os cantos do nariz e os cantos dos lábios;
  • Preencher as dobras que vão dos cantos da boca para o queixo ("marionete" ou “bigode chinês”);
  • Aumentar as maçãs do rosto;
  • Rejuvenescer o dorso das mãos;
  • Restaurar os lóbulos das orelhas.

Quando há necessidade de maiores volumes para corrigir estas depressões, damos preferência à utilização de tecidos do(a) próprio(a) paciente. Os mais comuns são os enxertos de músculos, fáscia temporal e gordura (o mais utilizado). Nestes casos, é necessário procedimento cirúrgico para se obter os enxertos. Esta opção é mais interessante para aquelas pessoas que serão submetidas a cirurgia plástica da face (para os enxertos de músculo platisma e de fáscia temporal) ou lipoaspiração (enxertos de gordura).

Perguntas Frequentes

Como é realizada a aplicação de Preenchimentos dérmicos com ácido hialurônico?

Seguindo os dados da sua análise facial obtidos durante a sua consulta, faz-se a marcação dos pontos onde serão realizadas as aplicações. Utiliza-se anestésico local para proporcionar mais conforto. O procedimento é feito no próprio consultório, e dura apenas 25-45 minutos. A dor associada com as injeções é mínima.

Como é a recuperação após o procedimento?

Imediatamente após o procedimento, a área tratada pode apresentar vermelhidão temporária, maior sensibilidade e hematomas. Nas primeiras 24 horas após o tratamento, você deve evitar: exercícios físicos extenuantes, exposição ao sol, e/ou a extremos de temperatura.

Quanto tempo dura o efeito dos preenchimentos com ácido hialurônico?

Os preenchedores produzidos à base de ácido hialurônico podem ser encontrados em diversas apresentações com concentrações diferentes o que permite seu uso em regiões diferentes da face e do corpo. A duração do seu efeito depende da concentração escolhida e da área a ser preenchida. Em média, ele pode permanecer por 6-12 meses. Após isso, é totalmente absorvido, e deve ser repetido para manter o resultado, afinal sabemos que o processo de envelhecimento é contínuo.

É verdade que quem faz tratamento com Toxina Botulínica não precisa fazer uso de Preenchimento?

Não. A depender do(a) paciente, ele(a) poderá fazer uso de ambos. Cada um destes procedimentos tem um “alvo” diferente. A toxina botulínica trata as rugas dinâmicas (provenientes da contração da musculatura da face). Os preenchimentos tratam as rugas estáticas (podem ser vistas mesmo sem ativar os músculos da face). Associação de ambos é possível e tem como objetivo comum proporcionar uma pele de aspecto mais jovial.

Todos os Procedimentos