Contorno Corporal
PRÓTESES DE GLÚTEOS

O aumento do volume do bumbum com a colocação de próteses de silicone (gluteoplastia) está sendo cada vez mais solicitado pelas pacientes. A valorização “cultural” dada à essa região no nosso país, aliada aos bons resultados conseguidos com cicatrizes finais bem discretas são as principais razões para o aumento recente da procura por esta cirurgia.

Existem dois formatos de implantes de silicone específicas para a região glútea: a redonda e a oval (também conhecida como Quartzo). A escolha do formato de prótese e do seu volume é específica para cada paciente, pois além do seu próprio desejo, devemos levar em consideração também as características corporais individuais (como formato do bumbum, espessura da musculatura glútea, largura do quadril, altura da paciente) e as proporções que elas mantêm entre si. Dessa forma, atingem-se os resultados mais naturais.

Os melhores candidatos para uma gluteoplastia são aquelas pessoas que apresentam nádegas pouco projetadas, de preferência sem ptose ou com ptose discreta e que possuam musculatura glútea de espessura suficiente para envolver as próteses de silicone.

Os exames pré-operatórios incluem: sangue, urina, radiografias, eletrocardiograma.

As anestesias mais utilizadas são: peridural ou geral.

A duração média da cirurgia é de 2 a 3 horas, com internação por 24 ou 48 horas. Ao final da cirurgia, haverá curativos compressivos sobre a incisão entre os glúteos e drenos para ajudar a eliminar o excesso de líquidos na região operada. A paciente terá alta usando cinta modeladora de quadris e glúteos, e manterá o uso da mesma por 90 dias.

Sabe-se que o limiar da dor é diferente para cada paciente, mas na maioria dos casos é bem controlada com o uso de analgésicos no pós-operatório. O desconforto pode ser mais evidente na primeira semana ao caminhar, o que deve ser feito apenas quando necessário nesse período inicial. A paciente poderá sentar-se já no dia seguinte à cirurgia, apoiando-se bem nas coxas e evitando sentar sobre as nádegas em si. Poderá deitar-se de lado ou de bruços (barriga para baixo). As caminhadas podem ficar gradualmente mais longas a partir da segunda semana após a cirurgia. E a paciente poderá dirigir e retornar ao trabalho (desde que exija esforço físico leve) após 15 dias, respeitando a posição ideal de se sentar descrita logo acima. Os pontos são retirados de 7-10 dias.

Perguntas Frequentes

Como é realizada a Gluteoplastia?

Com a paciente já anestesiada e deitada de bruços, é feita uma incisão 5-7cm no sulco interglúteo (área entre as nádegas). Através dessa incisão, chega-se ao músculo glúteo máximo de cada lado, e dentro dele é criado um espaço para a colocação das próteses, uma de cada lado. A incisão é fechada com sutura delicada, e a cicatriz resultante é discreta além de ficar bem escondida em trajes de banho e roupas íntimas.

A Lipoescultura também pode aumentar o volume dos glúteos?

Pode sim. Na lipoescultura, a gordura retirada com a lipoaspiração é enxertada (“injetada”) na musculatura glútea, aumentando o volume dessa região. Entretanto, parte dessa gordura enxertada pode ser reabsorvida pelo organismo, causando uma diminuição do volume final. A reabsorção, na maioria dos casos, é de 30-40% do que foi enxertado no músculo.

Me considero muito magra. Posso fazer Lipoescultura para aumentar o bumbum?

Mesmo algumas pacientes magras podem apresentar áreas de gordura localizada. Durante a avaliação, veremos se a quantidade de gordura a ser removida é suficiente para aumentar o volume dos glúteos. Caso não seja, a gluteoplastia com colocação de próteses será a melhor opção.

Após quanto tempo da cirurgia poderei dormir de barriga para cima?

Após 03 semanas.

As plásticas de Mama ou Abdome podem ser associadas à Gluteoplastia?

De preferência, não. Pois tanto as plásticas de mama como a de abdome exigem repouso em decúbito dorsal (barriga para cima) no pós-operatório, o que poderia causar assimetrias ou deslocamentos das próteses de glúteos.

E quanto à Lipoaspiração? Pode ser associada?

Sim. A lipoaspiração do excesso de “gordurinhas” no abdome ou na cintura pode ser feita junto com a Gluteoplastia.

Quando poderei iniciar os exercícios físicos?

Caminhadas mais rápidas e exercícios físicos leves podem sem iniciados após 30 dias.

Quais complicações são passíveis de acontecer?

Apesar de incomuns, algumas complicações são passíveis de ocorrer e entre eles estão: seroma (acúmulo de fluido claro), hematoma (acúmulo de sangue), infecção (podendo levar a retirada de uma ou ambas as próteses, além de exigir intervalo de 6-12 meses para nova colocação), diminuição da sensibilidade em algumas áreas (temporária na maioria das vezes), contratura capsular (retração da cápsula interna em volta das próteses), extrusão (rejeição) das próteses, cicatrizes hipertróficas/quelóides.

Todos os Procedimentos