Contorno Corporal
PRÓTESES DE PANTURRILHAS

A panturrilha ou “batata da perna”, como é popularmente conhecida, também pode ser alvo de queixas por parte de alguns pacientes. A cirurgia de colocação de próteses nas panturrilhas é bastante procurada por homens e mulheres insatisfeitos com essa região ao ponto de não utilizarem roupas que as deixem a mostra.

Geralmente, as queixas envolvem: a desproporção entre coxas e pernas (mesmo em pessoas habituadas a praticar exercícios físicos), ou a acentuação do estigma de magreza provocado por pernas mais finas. Estas situações são atenuadas com a colocação dos implantes de silicone, pois se adquire um aumento da projeção para trás e para o centro em ambos os lados, diminuindo consequentemente o espaço entre as panturrilhas, e produzindo um contorno mais agradável

As próteses de panturrilhas também podem ajudar a reduzir assimetrias ou atrofias causadas por lesões neurológicas, traumatismos e malformações congênitas.

Os melhores candidatos à colocação de Próteses de Panturrilhas são aquelas pessoas que se sentem incomodadas por possuírem panturrilhas pouco projetadas e que não sejam portadoras de doenças vasculares dos membros inferiores (como varizes acentuadas, úlceras, lesões isquêmicas ou histórico de trombose venosa profunda).

As anestesias mais utilizadas são: peridural ou geral.

A duração média da cirurgia é de 2 a 3 horas, com internação por 12 ou 24 horas. Ao final da cirurgia, haverá curativos sobre a incisão atrás dos joelhos. Não é necessário o uso de drenos. O paciente terá alta usando meias elásticas, mantendo seu uso por 30 dias.

A dor pós-operatória é geralmente de baixa intensidade, sendo bem controlada com os analgésicos e anti-inflamatórios prescritos. O desconforto pode ser mais evidente na primeira semana ao caminhar. Deve-se evitar dirigir ou retornar ao trabalho antes das duas primeiras semanas. As caminhadas podem ficar gradualmente mais longas a partir da segunda semana após a cirurgia. Os pontos são retirados de 7-10 dias.

Como é realizada a cirurgia para colocação de Próteses de Panturrilha?

Realiza-se uma incisão 5-7cm na dobra atrás dos joelhos. Através dessa incisão, chega-se à fáscia do músculo gastrocnêmio. A fáscia é aberta, e as próteses são colocadas entre a fáscia e o músculo em cada lado. A incisão é fechada com sutura delicada, e a cicatriz resultante é discreta na maioria dos casos.

As cicatrizes ficam muito visíveis?

Não. Por serem planejadas para ficarem posicionadas na dobra posterior ao joelho, as cicatrizes normalmente são imperceptíveis. No entanto, existem pacientes com tendência a formar cicatrizes inestéticas (cicatrizes hipertróficas ou quelóides), e nesses casos as cicatrizes podem se tornar mais visíveis.

Quando poderei retornar a praticar exercícios físicos?

Exercícios físicos mais leves podem ser iniciados 30 dias após a cirurgia. Já os que requerem maior esforço físico devem aguardar 60 dias.

Existe idade mínima para se fazer esta cirurgia?

O ideal é que seja feita após os 18 anos de idade.

Quais complicações são passíveis de acontecer?

Apesar de incomuns, algumas complicações são passíveis de ocorrer e entre eles estão: seroma (acúmulo de fluido claro), hematoma (acúmulo de sangue), infecção (podendo levar a retirada de uma ou ambas as próteses, além de exigir intervalo de 6-12 meses para nova colocação), diminuição da sensibilidade em algumas áreas (temporária na maioria das vezes), contratura capsular (retração da cápsula interna em volta das próteses), extrusão (rejeição) das próteses, cicatrizes hipertróficas/quelóides.