Face
TOXINA BOTULÍNICA

Mais conhecida por um de seus muitos nomes comerciais (Botox), a toxina botulínica tipo A causa uma paralisia temporária da musculatura, eliminando as rugas provocadas pela sua contração.

Após muitos anos utilizando os músculos faciais (músculos da mímica) para a demonstração de diferentes sentimentos, as linhas de expressão (ou rugas) no rosto se tornam gradativamente mais evidentes. Estas linhas podem fazer você parecer mais velho(a), cansado(a) e estressado(a).

Chamamos de rugas dinâmicas aquelas surgidas durante a contração dos músculos quando rimos, choramos, fechamos os olhos com força, franzimos a testa. As rugas estáticas são aqueles “vincos” presentes na pele mesmo sem a ação da musculatura facial.

A toxina botulínica tipo A tem como principal alvo as rugas dinâmicas, podendo também suavizar algumas rugas estáticas, o que lhe proporcionará uma aparência natural, mais descansada e rejuvenescida.

As aplicações de toxina botulínica podem:

  • Reduzir rugas entre os olhos;
  • Elevar as sobrancelhas lateralmente;
  • Diminuir os pés de galinha;
  • Suavizar linhas ao redor dos lábios;
  • Elevar a ponta do nariz;
  • Deixar dentes mais visíveis (gengivas menos aparentes);
  • Redefinir as bordas da mandíbula;
  • Deixar o pescoço mais suave;
  • Reduzir as linhas verticais, horizontais e em forma de leque no tórax;
  • Aliviar a transpiração excessiva nas mãos, nos pés e axilas conhecida como Hiperidrose.

O efeito de cada aplicação dura em média quatro a seis meses e pode ser repetido sempre que necessário.

Perguntas Frequentes

Como é realizada a aplicação de Toxina Botulínica?

Seguindo os dados da sua análise facial obtidos durante a consulta (rugas mais evidentes, presença grupos musculares mais fortes ou mais fracos, assimetrias prévias), faz-se a marcação dos pontos onde serão realizadas as aplicações. Você pode optar por utilizar um creme anestésico local ou gelo para minimizar qualquer desconforto. O procedimento normalmente só leva cerca de dez a quinze minutos para executar. Uma agulha muito fina e uma pequena quantidade de líquido é utilizada, de modo que a dor associada com as injeções é mínima.

Eu perceberei os efeitos da aplicação logo ao sair do consultório?

Não. Os primeiros efeitos começam a ser percebidos após 48-72 horas da aplicação. O resultado final pode ser observado após 15-20 dias.

É verdade que, nos primeiros dias, pode acontecer de um lado ficar diferente do outro?

É sim. A toxina botulínica pode demorar um pouco mais para fazer efeito em alguns músculos (frequentemente nos mais fortes), podendo causar assimetrias nos primeiros dias após a aplicação. Normalmente, são discretas e desaparecem após 20 dias. Se permanecerem após esse período, pode ser feita nova aplicação no local necessário para simetrizar e harmonizar a face.

A toxina botulínica também pode ser utilizada para preenchimento?

Não. Como foi dito anteriormente, a principal indicação estética do uso da Toxina botulínica é para tratamento das rugas dinâmicas. As rugas que melhoram com a utilização de preenchimento são as estáticas (aquelas independentes da contração muscular).

As rugas desaparecem definitivamente após uma aplicação?

Não. O efeito de cada aplicação dura em média 4-6 meses. Após esse período, a musculatura facial volta gradativamente a se movimentar, provocando-as. Para manter a sua aparência sem as “indesejáveis ruguinhas”, o uso deve ser constante.

Existem doenças relacionadas ao uso continuado da Toxina botulínica?

Até o momento, não há descrição de doenças ou problemas adquiridos. A aplicação de toxina botulínica ainda é a melhor opção para tratamento de rugas dinâmicas.

Todos os Procedimentos